Produtividade na Liderança: 7 Hábitos excepcionalmente produtivos

Por que a produtividade alguns líderes é melhor do que outros? Apesar de algumas pessoas acreditarem que ser um bom líder é algo inato, isso não é realmente o caso. Qualquer um pode aprender a ser um líder melhor e mais eficaz. Grande parte da liderança é toda sobre fazer um punhado de coisas com os membros de sua equipe, consistentemente e bem. Aprenda e aplique esses hábitos diários de líderes excepcionalmente produtivos.

1. Defina metas e expectativas claras

Todo o desempenho começa com metas e expectativas claras. Todo funcionário precisa saber o que é esperado deles. Os melhores objetivos são poucos em número e específicos em foco e incentivam as pessoas a se esforçarem para alcançá-los. Não é muito difícil, nem muito simples, mas em algum lugar no meio.

2. Envolva sua equipe no processo de tomada de decisão

Os dias de dizer às pessoas o que fazer acabaram. Não existe mais espaço para o lema “é do meu jeito ou você está fora”. Para serem eficazes, os gerentes e funcionários devem trabalhar juntos de forma colaborativa para determinar as metas a serem atingidas e os prazos e marcos no caminho para a conclusão. Para isto, envolva ativamente os membros de sua equipe nessas decisões e em sua execução e implementação.

3. Interaja positivamente com os membros da sua equipe

Inúmeros estudos apontam para o fato de que o relacionamento mais importante para os funcionários é o que eles têm com seu gerente imediato ou supervisor. Em uma pesquisa da Gallup com mais de 4 milhões de trabalhadores, a razão número 1 para as pessoas deixarem seus empregos era porque elas não se sentiam valorizadas. Devido ao importante papel que desempenham na vida de seus funcionários – tanto dentro quanto fora do trabalho -, é essencial que os líderes promovam interações positivas com seus funcionários, e não negativas.

4. Forneça visibilidade à gerência sênior

Embora as interações diretas dos funcionários com seus gerentes diretos tenham o maior impacto na motivação e no desempenho, suas interações com os gerentes seniores da organização também têm um impacto significativo. De acordo com Bill Emerson, CEO da Quicken Loans, quando a equipe sênior de uma empresa se compromete com seus funcionários, os funcionários respondem da mesma maneira. Emerson diz: “No final das contas, o que importa é que somos uma empresa de pessoas. Tratamos as pessoas com respeito. Ouvimos e respondemos com cuidado. Percebemos que todo mundo tem uma necessidade humana inata de ser reconhecido e apreciado. O resultado final é que temos 3.500 pessoas apaixonadas pelo trabalho que fazem e cuidando de nossos clientes”.

5. Facilite interações com colegas de trabalho

Interações com colegas e membros da equipe podem ter um impacto significativo no engajamento dos funcionários. Em uma pesquisa com trabalhadores norte-americanos conduzida pelo Gallup Management Journal, os pesquisadores descobriram que 61% dos trabalhadores engajados entrevistados concordaram fortemente com a afirmação “Eu me sinto contagiado pela criatividade do meus colegas”. Em contraste com apenas 9% dos funcionários ativamente desengajados que concordaram com a afirmação. Essas descobertas tendem a indicar que o engajamento pode ser infeccioso – quanto mais engajados são os funcionários, mais eles querem compartilhar sua criatividade e boas idéias com outras pessoas na organização. Por outro lado, os funcionários desengajados tendem a se retrair quando se trata de compartilhar sua criatividade e ideias com os colegas de trabalho – criando uma espiral descendente de desempenho que pode ser difícil de superar.

6. Viva seus valores fundamentais

Toda empresa tem valores fundamentais – você sabe quais são os seus? Você os vive todos os dias da semana? Você deve fazer isto se quiser ser fiel a si e inspirar os demais. A fabricante de automóveis Ferrari SpA, de Maranello, na Itália, tem 12 valores centrais, que correspondem aos 12 cilindros dos motores de corrida de alta qualidade da empresa. Eles são:

  • Tradição e Inovação
  • Individual e equipe
  • Paixão e espírito esportivo
  • Territorialidade e Internacionalidade
  • Ética e lucro
  • Excelência e velocidade

7. Comunique e forneça feedback

Para ser tão eficaz quanto possível, seu pessoal precisa saber quais são suas expectativas com eles no trabalho e como estão indo. Mantenha seus funcionários no informados, seguindo estas dicas:

  • Personalize mensagens para cada grupo de pessoas, é importante que as mensagens sejam específicas pois tem mais resultados, isso inclui líderes seniores, funcionários da operação e clientes.
  • Algumas perguntas você pode responder facilmente, outras você não pode. Mas, sempre você deve ouvir e dizer que você compartilhará o que sabe quando souber e quando puder compartilhar. E depois, de fato, o fazer cumprindo com seu compromisso.
  • A comunicação pessoa a pessoa é mais importante do que nunca. Os líderes devem estar junto com o time, não em uma sala isolada no topo, e conduzir reuniões frequentes em pequenos grupos e individuais para fornecer feedbacks e gerar tranquilidade, lembrando sempre dos treinamentos contínuos que a equipe precisa para entregar mais valor.

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