Liderança: O que é e por que é tão importante atualmente?

Um pouco sobre liderança

Liderança é a capacidade de influenciar, motivar, construir consenso e conduzir um grupo de pessoas rumo a um objetivo desejado em comum com participação voluntária de todos.

Isto significa que liderança envolve muita comunicação, empatia, entendimento das necessidades dos demais, visão sistêmica, uma boa dose de altruísmo e colaboração. O que não significa que estas sejam características inatas de uma pessoa, pois boa parte delas envolve inteligência emocional (QE), que diferente do quociente de inteligência (QI) e pode ser desenvolvido.

Diversos estudos já foram conduzidos a respeito da origem da liderança, se inata ou aprendida, tendo sido provado que são habilidades que podem ser aprendidas por alguém que queira se tornar um líder.

Diferenças entre influência e poder

Quando falamos em liderança é importante diferenciar influência de poder, pois a liderança em si pode ocorrer somente com base na influência, ou seja, não precisa de uma relação formal de poder para acontecer.

E, apesar de ambas palavras serem similares e poderem inclusive serem consideradas sinônimos gramaticalmente, para o contexto da liderança apresentam diferenças marcantes na condução do dia-a-dia. Para isto, vamos entender um pouco mais sobre influência e poder:

  • Influência é a capacidade de conseguir adesão voluntária por relações de comunicação, visões em comum, propósito ou persuasão, sem que a desobediência esteja associada à punições. Podemos assim entender a influência como a capacidade de inspirar pessoas a agirem por meio de emoções positivas.
  • Poder é a capacidade de conseguir obediência por relações de hierarquia ou subordinação, onde a desobediência é associada à punições. Sendo assim, o poder é a capacidade de levar pessoas a agirem com base no medo, ou seja, por meio de emoções negativas.

Entendidas estas distinções, tanto podemos perceber claramente a diferença entre chefes e líderes, de acordo com as emoções que inspiram em seus liderados, quanto podemos falar sobre o porque habilidades de liderança são tão importantes atualmente.

A importância da liderança no momento atual

Que estamos vivendo a 4ª revolução industrial, todos já sabem. Assim como, que esta revolução se diferencia profundamente das demais pois o objeto de valor nesta revolução não é a força, a velocidade ou a transformação de bens e sim, a inteligência.

Este momento que estamos passando, classificado como um ambiente VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) se assemelha à uma guerra por inteligência disputada entre nações, estados, cidades e empresas e onde a matéria-prima para o desenvolvimento desta inteligência reside em humanos e não em máquinas.

Afinal, mesmo para a criação de uma inteligência artificial são necessárias inúmeras pessoas criando algoritmos que simulem lógicas humanas ou biológicas e ensinando estas inteligências a responderem adequadamente às situações, do contrário, não teremos inteligência artificial e sim “burrice artificial”.

Mas, e o que isto tem a ver com liderança?

A resposta é: tudo. Pois, diferentemente de outras revoluções onde o estado emocional das pessoas que martelavam pregos ou apertavam botões tinham relevância, mas não eram primordiais… ao se falar em inovações baseadas em inteligência, o estado emocional das pessoas é determinante para o sucesso ou fracasso dos projetos de inovação.

Isto porque inovação depende de criatividade e criatividade surge com base em emoções positivas, sensação de pertencimento e ambiente seguro. Itens estes que um líder que opera com base no medo não consegue inspirar. E, somente líderes que operam com base em influência com ferramentas e habilidades específicas podem construir.

Resumindo, não existe inovação sem liderança positiva, com base na influência. E, num momento de revolução como o nosso, é essencial que líderes com capacidade de criar ambientes inovadores surjam e ocupem seus lugares nos negócios para garantir sua existência amanhã em nossa sociedade.

Quer fazer parte de um clube exclusivo de atuais e futuros líderes, aprimorando suas habilidades e obtendo alta performance?

Entre para o Clube do Líder

Conteúdos Relacionados

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Últimos conteúdos

A nova era da Gestão Ágil

Virou moda: as empresas mais moderninhas estão criando áreas internas chamadas de “descompressão”, que são áreas decoradas especialmente para descontrair seus funcionários. Eles colocam...

Lifelong Learning: O segredo para você se manter no mercado

Lifelong Learning significa aprendizagem contínua e diante das mudanças que estamos vivendo é um conceito fundamental para quem quer ser e continuar sendo relevante...

O que é feedback? Qual sua importância e os principais tipos?

Feedback é uma palavra de origem inglesa que significa dar resposta a algo ou alguém. Também pode significar a própria resposta ou reação, por...

Categorias