O que bons líderes tem em comum?

Antes de mais explicações vamos direto ao ponto: orientação para pessoas e para resultados são os itens que bons líderes têm em comum. E agora que já respondemos a pergunta, vamos às explicações.

Orientação para Pessoas

Um líder não lidera processos, computadores ou coisas, ele lidera pessoas. Pessoas fazem as atividades da empresa, pessoas são a empresa. Sendo assim, uma pessoa em posição de liderança que não se importa com pessoas jamais será um bom líder.

E o que significa na prática ser orientado para pessoas? Ser orientado para pessoas, na prática, significa se importar com o que as pessoas que trabalham com e para você pensam e sentem a respeito do trabalho que realizam e das relações no ambiente de trabalho. Sendo assim, significa se importar se estas pessoas estão se sentindo felizes e realizadas.

Não somente porque é mais inteligente e rentável ter pessoas felizes, mas porque um líder orientado para pessoas não consegue ver infelicidade e desmotivação ao redor e não fazer nada a respeito, é uma característica dele independente de envolver ou não dinheiro.

Sabendo disto, dá pra perceber que a orientação para pessoas também produz um ambiente com mais voz para as pessoas, afinal, não é possível imaginar pessoas felizes e realizadas onde não podem falar. Além disto, promove o bom trabalho das pessoas e incentiva que o time tenha boas relações no ambiente de trabalho.

Um líder orientado para pessoas toma suas decisões levando em consideração o impacto dessas sobre as pessoas dentro da organização, buscando tomar decisões que levem em consideração o bem das pessoas como um item importante na equação.

Orientação para Resultados

Orientação para resultados é a capacidade de manter em foco o objetivo e os resultados esperados durante toda a sua execução. Desta forma, um líder orientado para resultados busca garantir para a organização que os objetivos esperados serão atingidos.

É possível reconhecer em si ou em outros a orientação para resultados pelos comportamentos práticos do dia-a-dia, como:

  • esforço e persistência para atingir os objetivos mesmo diante dos obstáculos e dificuldades;
  • capacidade de manter o foco no que é importante e prioritário sem se perder em meio à pressões e urgências;
  • criação e desejo por objetivos ambiciosos, possíveis e exigentes que saiam da zona de conforto;
  • capacidade de assumir riscos e responsabilidades pelo resultado, seja ele sucesso ou fracasso;
  • foco nos processos e técnicas a serem empregados para atingir os objetivos.

É a orientação para resultados que leva uma empresa ao crescimento. Sem ela, os negócios podem até durar, porém dificilmente serão reconhecidos pelos seus resultados alcançados ou serão modelos para outras empresas.

O segredo é o equilíbrio

Se por um lado existem pessoas e de outro existe a necessidade de resultados, os bons líderes são aqueles que conseguem equilibrar essa equação de uma forma com que as pessoas não precisem ser sacrificadas em nome de resultados de curto prazo.

Friso o curto prazo porque a longo prazo, o que faz uma empresa crescer é a capacidade de suas pessoas inovarem e inovação é algo que dificilmente se consegue em um ambiente onde as pessoas não são consideradas na equação, pois a base da inovação é a criatividade e a criatividade que é necessária hoje para as empresas crescerem não ocorre sob pressão. É preciso um ambiente positivo e com liberdade para que a criatividade surja e possa ser transformada em realidade e em resultados.

Respondendo novamente e agora de uma outra forma, bons líderes são aqueles que gostam de atingir resultados cada vez melhores, mas gostam de faz isto com as pessoas felizes junto consigo.

QUER SER UM LÍDER MELHOR? FAÇA PARTE DO CLUBE DO LÍDER, É GRATUITO.

Conteúdos Relacionados

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Últimos conteúdos

A nova era da Gestão Ágil

Virou moda: as empresas mais moderninhas estão criando áreas internas chamadas de “descompressão”, que são áreas decoradas especialmente para descontrair seus funcionários. Eles colocam...

Lifelong Learning: O segredo para você se manter no mercado

Lifelong Learning significa aprendizagem contínua e diante das mudanças que estamos vivendo é um conceito fundamental para quem quer ser e continuar sendo relevante...

O que é feedback? Qual sua importância e os principais tipos?

Feedback é uma palavra de origem inglesa que significa dar resposta a algo ou alguém. Também pode significar a própria resposta ou reação, por...

Categorias