Lifelong Learning: O segredo para você se manter no mercado

Lifelong Learning significa aprendizagem contínua e diante das mudanças que estamos vivendo é um conceito fundamental para quem quer ser e continuar sendo relevante profissionalmente, seja empreendendo seu próprio negócio e fazendo-o crescer ou mesmo construindo uma carreira dentro de uma empresa.

Até há algum tempo a regra era que o estudo tomaria uma parte do tempo da vida de uma pessoa e depois ela começaria a viver. O estudo era visto como uma etapa preparatória para a vida profissional e somente pesquisadores, filósofos e profissionais dedicados ao estudo como profissão estudariam durante a vida toda.

Para os demais o estudo começava quando criança e terminava com uma pós-graduação que garantiria o sucesso financeiro e profissional da pessoa e de sua família, trabalhando muitas vezes durante décadas para uma mesma empresa. O mundo era linear, segmentado, previsível e repetitivo.

Pois bem, este tempo acabou.

Com a internet, a difusão do conhecimento e as mudanças tecnológicas, tanto os motivos para parar de estudar – como falta de tempo, dinheiro ou falta de conteúdos disponíveis – acabaram quanto para apimentar ainda mais a situação, novas demandas surgiram, novos conhecimentos foram sendo construídos e novas profissões foram sendo criadas. O mundo passou a ser digital e com isso passou a ser também não-linear, conectado, imprevisível, exponencial e multidisciplinar.

Tanto é que várias novas profissões funcionam com base na multidisciplinariedade, como por exemplo, um cientista de dados, que além de dominar o contexto dos dados, precisa entender de tecnologia e de modelos de análises de dados para extrair informações relevantes e com sentido a partir de conteúdos aparentemente desconexos.

Não é fácil para todos se adaptarem. Enquanto vários se identificam com o conceito de “eterno aprendiz” e concordam com a frase “nunca é cedo ou tarde demais para aprender”, outros sentem mais resistência em mudar seu estilo de vida para incluir um tempo de estudo em sua rotina ou mesmo se sentem perdidos em como começar, o que estudar e o que fazer com isto depois.

Porém, para as novas gerações o conceito de Lifelong Learning é quase norma e várias estruturas criadas para servir o modelo industrial das empresas estão mostrando claros sinais de falência em relação a estas gerações, modelos como horários e locais rígidos de trabalho, excesso de regras, falta de autonomia e excesso de hierarquia.

A palavra da vez é flexibilidade.

De acordo com a Lifelong Learning Council Queensland, uma das instituições que dissemina o conceito ao redor do mundo, a ideia de lifelong learning é definida como “um aprendizado que é perseguido durante a vida: um aprendizado que é flexível, diverso e disponível em diferentes tempos e lugares. O lifelong learning cruza setores, promovendo aprendizado além da escola tradicional e ao longo da vida adulta”.

Ok, e como fazer isto acontecer?

Já deu para perceber que um ingrediente é necessário para fazer isto acontecer, certo? E esse ingrediente é o amor pelo conhecimento que se busca.

Amor porque somente desta forma será possível encontrar os horários na agenda para se manter aprendendo e será fácil saber o que aprender. Pois a curiosidade guiará o caminho, e assim com Steve Jobs aprendeu caligrafia e por isto hoje temos fontes diversas em nossos computadores ou como Evander Holyfield usou no boxe a movimentação, o alongamento e a flexibilidade que aprendeu no balé, você só conseguirá entender o quadro geral quando conseguir ligar os pontos, lá na frente.

E para isto, pratique o Autoconhecimento. Inclusive, temos uma seção somente para isto, confira AQUI, e se deixe levar pela sua curiosidade.

Tem curiosidade para saber como são feitas aquelas comidas deliciosas que você vê no MasterChef, mas você é matemático? Aprenda gastronomia, faça cursos de curta duração e se deixe levar, você irá descobrir depois o que você conseguirá fazer com isso ligando cozinha a matemática… quem sabe colocando Iot e IA o que você pode construir?

Uma outra forma, se seu intuito é permanecer na carreira em que você está é não deixar se levar pelo comodismo e para isto participar de grupos de networking, manter-se lendo e indo à eventos relacionados à sua área de carreira. Pois isto gerará em você curiosidades que te guiarão no seu próximo aprendizado.

O importante é você tomar as rédeas da sua vida e do seu conhecimento para manter-se sempre aprendendo. Inclusive, se o assunto Liderança te interessa, você já encontrou o lugar certo 😉

Pilares do Lifelong Learning

Segundo relatório da Unesco, Educação: Um tesouro a descobrir e também de acordo com o Lifelong Learning Council Queensland, a educação ao longo da vida baseia­se em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

  • Aprender a conhecer: Combinando uma cultura geral, suficientemente ampla, com a possibilidade de estudar, em profundidade, um número reduzido de assuntos. Ou seja: aprender a aprender, para beneficiar­se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo da vida.
  • Aprender a fazer: A fim de adquirir não só uma qualificação profissional, mas, de uma maneira mais abrangente, a competência que torna a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe.
  • Aprender a conviver: Desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências – realizar projetos comuns e preparar-­se para gerenciar conflitos – no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.
  • Aprender a ser: Para desenvolver, o melhor possível, a personalidade e estar em condições de agir com uma capacidade cada vez maior de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal. Com essa finalidade, a educação deve levar em consideração todas as potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas e aptidão para comunicar­se.

Quer ser um melhor líder? Entre para o Clube do Líder e mantenha-se aprendendo. Aproveite, é GRÁTIS.

Conteúdos Relacionados

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Últimos conteúdos

A nova era da Gestão Ágil

Virou moda: as empresas mais moderninhas estão criando áreas internas chamadas de “descompressão”, que são áreas decoradas especialmente para descontrair seus funcionários. Eles colocam...

Lifelong Learning: O segredo para você se manter no mercado

Lifelong Learning significa aprendizagem contínua e diante das mudanças que estamos vivendo é um conceito fundamental para quem quer ser e continuar sendo relevante...

O que é feedback? Qual sua importância e os principais tipos?

Feedback é uma palavra de origem inglesa que significa dar resposta a algo ou alguém. Também pode significar a própria resposta ou reação, por...

Categorias