Inteligência Emocional: O que é e como pode influenciar na sua liderança

Quando você pensa em um “líder perfeito”, o que vem à mente?

Você pode imaginar alguém que nunca deixa seu temperamento sair do controle, não importa quais problemas ele esteja enfrentando. Ou você pode pensar em alguém que tem a confiança completa de sua equipe, ouve sua equipe, é fácil de conversar e sempre toma decisões cuidadosas e informadas.

Estas são qualidades de alguém com um alto grau de inteligência emocional.

Neste artigo, veremos por que a inteligência emocional é tão importante para os líderes e como você, como líder, pode melhorar sua habilidade emocional.

O que é inteligência emocional?

Inteligência emocional refere-se à capacidade de identificar e gerenciar as próprias emoções, bem como as emoções dos outros. Embora tenha algum desacordo entre os psicólogos sobre o que constitui a inteligência emocional verdadeira, geralmente se diz que ela inclui pelo menos três habilidades:

  • Percepção emocional ou capacidade de identificar e nomear as próprias emoções;
  • Capacidade de aproveitar essas emoções e aplicá-las a tarefas como pensar e resolver problemas;
  • Capacidade de administrar emoções, que inclui tanto a regulação das próprias emoções quando necessário, como o ato de animar ou acalmar outras pessoas.

Um indivíduo emocionalmente inteligente é altamente consciente de seus próprios estados emocionais, até mesmo de negatividade, frustração, tristeza ou algo mais sutil e capaz de identificá-los e gerenciá-los. Essas pessoas também estão especialmente sintonizadas com as emoções que os outros experimentam. É fácil ver como uma sensibilidade a sinais emocionais internos e externos pode tornar um melhor amigo, pai , líder ou parceiro romântico. Felizmente, essas habilidades podem ser aprimoradas.

Inteligência emocional na liderança

Para os líderes, ter inteligência emocional é essencial para o sucesso. Afinal, quem tem mais chances de ter sucesso – um líder que grita com sua equipe quando está sob estresse, ou um líder que permanece no controle, e calmamente avalia a situação?

Inteligência Emocional

Segundo Daniel Goleman, um psicólogo americano que ajudou a popularizar a inteligência emocional, existem cinco elementos-chave:

  1. Autoconsciência;
  2. Auto-regulação;
  3. Motivação;
  4. Empatia;
  5. Habilidades sociais.

CTA – CONFIRA AQUI OS 5 ELEMENTOS DO DANIEL GOLEMAN

Quanto mais você, como líder, gerencia cada uma dessas áreas, maior sua inteligência emocional. Então, vamos analisar cada elemento com mais detalhes e examinar como você pode crescer como líder.

Segue abaixo um vídeo sobre compaixão do Daniel Goleman no TEDTalks.

O trabalho de Goleman como jornalista científico tem sido reconhecido com muitos prêmios, incluindo o Washburn Award de jornalismo científico, um Lifetime Career Award da Associação Americana de Psicologia, e ele se tornou um membro da Associação Americana para o Avanço da Ciência em reconhecimento à sua comunicar a ciência ao público em geral.

CTA – CONFIRA AQUI OS BEST SELLERS DO DANIEL GOLEMAN

Conclusão

Sendo assim, para ser eficaz, os líderes devem ter uma sólida compreensão de como suas emoções e ações afetam as pessoas ao seu redor. Quanto melhor o líder se relacionar e trabalhar com os outros, mais sucesso ele será.

Aproveite o tempo para trabalhar em autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais. Trabalhar nessas áreas ajudará você a se destacar no futuro!

Habilidades de líder ensina quais habilidades necessárias para uma carreira feliz e bem-sucedida. E esta é apenas uma das muitas ferramentas e recursos que você encontrará aqui. Inscreva em nossa newsletter gratuita ou junte-se ao Clube do líder e realmente supere a sua carreira!

 

Conteúdos Relacionados

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Últimos conteúdos

A nova era da Gestão Ágil

Virou moda: as empresas mais moderninhas estão criando áreas internas chamadas de “descompressão”, que são áreas decoradas especialmente para descontrair seus funcionários. Eles colocam...

Lifelong Learning: O segredo para você se manter no mercado

Lifelong Learning significa aprendizagem contínua e diante das mudanças que estamos vivendo é um conceito fundamental para quem quer ser e continuar sendo relevante...

O que é feedback? Qual sua importância e os principais tipos?

Feedback é uma palavra de origem inglesa que significa dar resposta a algo ou alguém. Também pode significar a própria resposta ou reação, por...

Categorias